quarta-feira, 16 de julho de 2008

CANDIDATURA DE GENILSON DE SÃO FERNANDO ESTÁ AMEAÇADA

O advogado da coligação "Esperança e Resistência" de São Fernando, Janduí Fernandes (na foto), estará dando entrada ainda nesta quarta (16) com pedido de cassação do registro da candidatura de Genilson Medeiros Maia (PSB) por acreditar que o mesmo não se afastou, de fato, da função de secretário municipal, e que estaria se usufruindo dos benefícios da prefeitura municipal de São Fernando.

Janduí Fernandes disse que o candidato, mesmo afastado de suas funções, continua usando e abusando da estrutura da Prefeitura em favor de sua candidatura, prática vedada pelo artigo 73 da Lei Eleitoral. E nessa forma de mistura de funções, Genilson, diz o assessor jurídico, apesar de encaminhar o pedido de afastamento, de direito, do cargo que tem na prefeitura, continuou a se comportar como se estivesse no pleno exercício do cargo.

"Isso é fato público e notório. Se você chegar em São Fernando em horário que não o estejam esperando, você vai encontrar ele despachando em seu birô, utilizando para sua campanha computadores e equipamentos do município, participando de atos do prefeito municipal, e isso temos provas e testemunhas. Continua dando autorizações, determinações e tendo subordinados, continua sendo o secretário do município de São Fernando, como sempre foi", denunciou Fernandes.

Janduí Fernandes confirmou que a peça pedindo a cassação da candidatura de Genilson Medeiros (PSB) foi feita na noite desta terça (15) e será encaminhada nesta quarta a 45ª Zona Eleitoral.

Caso o pedido tenha sido deferido, a coligação "Esperança e Resistência" pedirá a cassação do registro. Caso não tenha sido ainda, será solicitada a suspensão para apurar as denúncias do advogado. Janduí Fernandes explica que o benefício tem como pena a cassação do registro e o impedimento para que ele dispute os próximos pleitos

O assessor, durante sua entrevista ao Panorama Seridó (Rádio Caicó AM) desta quarta (16) fez sérias denúncias contra a coligação "São Fernando seguindo em frente", que tem Genilson Maia (PSB) como candidato a prefeito. Entre elas, que todos os arquivos de pedidos de registros da coligação de Genilson Medeiros foram gerados a partir de computadores da prefeitura do município.

O advogado inclusive deverá pedir ainda hoje que sejam bloqueados e apreendidos os computadores usados por Genilson de Medeiros Maia, na tentativa de que na análise dos HDs desses computadores, fiquem comprovados o exercício da sua função pública após a convenção partidária, do referido candidato.

"Se eles jogarem esses HDs fora, os registros transmitidos por um identificador (IP) já está no Tribunal Superior Eleitoral. A questão passa de eleitoral para penal, porque se eles forem manipulados a partir de hoje, a técnica vai comprovar e caracterizar numa atitude criminosa, que é a destruição e descaracterização de uma prova", finalizou Janduí Fernandes.

PROFESSORES SÃO CONTEMPLADOS PELO PRESIDENTE LULA

Todos os professores da educação básica serão beneficiados pela entrada em vigor do piso nacional do magistério de R$ 950. A lei que cria o piso foi sancionada nesta quarta-feira, 16, no Palácio do Planalto. Além desta lei, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou três projetos de lei e encaminhou outros dois ao Congresso Nacional que beneficiam a educação em todos os seus níveis e etapas.


A fixação do piso salarial para o magistério é uma reivindicação histórica da categoria, que firmou compromisso com o governo federal há 14 anos (em 1994) para estabelecimento do piso. Estados e municípios terão 18 meses, até 2010, para pagar o valor integral de R$ 950 a partir de reajustes anuais.



Com a sanção presidencial, passam a valer também as leis que criam 49 mil cargos de professores e técnicos, necessários para dar sustentação ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e à expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica. O Reuni prevê a duplicação de vagas nas universidades federais.



Para isso, a lei sancionada institui 3.375 cargos no âmbito do Ministério da Educação, destinados à redistribuição para as instituições federais de ensino superior. Destes, 2,3 mil são cargos efetivos de professor para a carreira do magistério superior e 1.075 de técnicos administrativos para diversas áreas. As universidades federais também farão concursos públicos para preencher 13.264 vagas de docentes e 10.656 de técnicos administrativos. Com o aumento do número de técnicos e professores, será possível consolidar o ensino a cerca de um milhão de alunos a mais no ensino superior em quatro anos.



Já as instituições federais de educação profissional e tecnológica disporão de 9.430 cargos de técnico administrativo e 12,3 mil cargos de professor de ensino fundamental e médio. Os profissionais serão fundamentais para fortalecer a formação de trabalhadores qualificados no Brasil. Hoje, há 12.664 professores para 173 mil estudantes nas 185 escolas da rede federal de educação profissional, que oferecem cursos de nível médio e superior.



Além de pessoal de qualidade para a educação profissional e tecnológica, a modalidade passará a funcionar de maneira mais atrelada à educação básica, com a sanção pelo presidente de alterações à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Entre outras medidas, o projeto de lei propõe que o ensino médio, atendida a formação geral do estudante, prepare para o exercício de profissões técnicas. Assim, a articulação entre ensino regular e técnico deve ser feita de forma integrada (matrícula única, na mesma escola) ou concomitante (matrículas distintas, na mesma ou em outra instituição, para quem ingressa ou já cursa o ensino médio).



O presidente enviou ao Congresso Nacional o projeto de lei que cria os 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets). Caso o projeto seja aprovado, haverá institutos em todos os estados com a oferta de ensino médio integrado, cursos superiores de tecnologia, bacharelado em engenharias e licenciaturas.



Os Ifets terão forte inserção na área de pesquisa e extensão e serão importantes para abrir novas perspectivas ao ensino médio, a partir da combinação entre ensino propedêutico (ensino de ciências naturais e humanidades) e educação profissional e tecnológica.



Para orientar as escolas que oferecem cursos técnicos de nível médio, o ministro da Educação, Fernando Haddad, assinou uma portaria que institui o novo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio. O texto altera as diretrizes curriculares desta modalidade de ensino e oferece um mapeamento da oferta da educação técnica de nível médio. No catálogo, estão definidas carga horária mínima e descrição dos cursos, temas a serem abordados, possibilidades de atuação dos profissionais formados e infra-estrutura recomendada para a implantação dos cursos técnicos de nível médio.

GOVERNADORA WILMA EMPOSSOU SECRETÁRIOS

Os seis novos auxiliares da governadora Wilma de Faria tomaram posse na tarde desta quarta-feira (16), em solenidade no auditório do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), no Centro Administrativo, em Natal. Com as nomeações dos novos integrantes do Governo, a governadora compôs as vagas abertas nas administrações Direta e Indireta. “Confio muito que vocês possam nos ajudar a cumprir com os compromissos que assumimos com o Rio Grande do Norte. Por isso, fui buscar cada um de vocês que, por seus currículos, têm capacidade para que possamos avançar ainda mais”, disse a governadora.

O ex-corregedor da Polícia Federal, delegado Agripino Oliveira Neto, é o novo Secretário de Segurança Pública e Defesa Social. A administradora e ex-atleta olímpica Magnólia Figueiredo assume a pasta de Esportes e Lazer. O ex-deputado estadual Cláudio Porpino vai para a Articulação com os Municípios. Na Secretaria de Energia, que passará a ser também de Assuntos Internacionais, tomou posse o consultor Jean-Paul Prates. Para o Instituto de Previdência (Ipern), a governadora nomeou Sandra Maria Garcia de Oliveira. O jornalista Aluizio Lacerda, que ocupava o Ipern, reassumiu a Secretaria de Assuntos Institucionais.

Em seu discurso, Wilma de Faria destacou os desafios de cada um dos novos auxiliares empossados e agradeceu aos ex-assistentes que deixaram os respectivos cargos no Governo do Estado. “Esse é um momento especial, pois governar é superar cada momento de dificuldade. Temos que estar preparados para cumprir a nossa missão. Como governadora não paro de pensar que temos o desafio, neste segundo mandato, de superar o primeiro, que foi aprovado pela maioria da população. Precisamos consolidar o que está sendo feito e acelerar o que está sendo implantado. Hoje, o nosso Estado tem indicadores que nos dão orgulho”, disse a governadora.

A solenidade posse dos novos auxiliares da governadora Wilma de Faria lotou o auditório da Emater. Estiveram presentes, entre outras autoridades, o vice-governador Iberê Ferreira, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Robinson Faria, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Cláudio Santos, os reitores da Universidade Federal do RN, Ivonildo Rego, e da Universidade do Estado do RN, Milton Marques, o presidente da Federação dos Municípios (Femurn), Robenilson Ferreira, secretários estaduais, prefeitos e vice-prefeitos, deputados, vereadores e representantes de associações comunitárias. Familiares e amigos dos empossados também prestigiaram o evento.

Fonte: Assecom/RN