segunda-feira, 21 de julho de 2008

DERCY DEIXA MUITAS SAUDADES NA TV BRASILEIRA

A atriz Dercy Gonçalves, de 101 anos, morreu às 16h45 deste sábado (19) no Hospital São Lucas, em Copacabana, Zona Sul do Rio. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, Dercy foi internada na madrugada deste sábado, com um quadro de pneumonia comunitária grave, que evoluiu para insuficiência respiratória.

O velório da atriz Dercy Gonçalves é na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), neste domingo (20). Várias coroas de flores enfeitam o salão, como a enviada pela produção do programa “Domingão do Faustão” ou pelo presidente Lula e a primeira-dama Marisa Letícia. O padre William Moreira celebrou o ritual Exéquia, que é dar a palavra de Deus para os mortos.

O Estado do Rio de Janeiro decretou luto oficial de três dias pela morte de Dercy. Em Santa Maria Madalena, as festividades em homenagem à padroeira da cidade foram interrompidas. Segundo o vereador Nestor Lopes, o prefeito Clementino da Conceição autorizou apenas as festas religiosas a partir do dia 22. Falar a verdade é preciso dizer esta mulher foi sim uma excelente figura humana do nosso país,sou fã número 1 dela e iremos sentir muito a sua falta na tv brasileira.

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SOLIDÁRIO FARÁ LANÇAMENTO DA SEGUNDA ETAPA DE PROJETOS

Prefeitos de 120 municípios do Rio Grande do Norte confirmaram presença no lançamento da segunda etapa do Projeto de Combate à Pobreza Rural (PCPR II), denominado Programa Desenvolvimento Solidário (PDS), oriundo de um acordo de empréstimo feito com o Banco Mundial. A solenidade contará com a presença de quatro mil trabalhadores de comunidades rurais.

O Programa Desenvolvimento Solidário contará com 22,5 milhões de dólares provenientes desse financiamento e mais 7,5 milhões de dólares resultantes da contrapartida do Governo do Rio Grande do Norte e das comunidades, totalizando 30 milhões de dólares (cerca de R$ 35 milhões pelo câmbio de hoje).

Com prazo de execução de três anos, o programa financiará 1.643 subprojetos, totalizando 51.500 famílias, em 165 municípios potiguares. O Desenvolvimento Solidário concentrará esforços no sentido de ampliar as ações de integração de políticas públicas, buscando parcerias com outros órgãos governamentais e entidades da sociedade civil, para multiplicação de recursos financeiros, humanos e técnicos.

“O programa é importante porque cria oportunidades nas pequenas cidades, gerando empregos e renda para a população do interior do Estado”, disse o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), José Robenilson Ferreira, prefeito de Bento Fernandes, ao convocar os prefeitos para participar da solenidade. O programa dará atenção especial aos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com baixo nível de organização social e urbanização, contemplados com poucos recursos nas fases anteriores. Atenderá, sobretudo, às solicitações para o financiamento de subprojetos voltados aos grupos organizados de mulheres, de jovens e de comunidades quilombolas e afro descendentes. Além disso, o Programa dará ênfase às questões relacionadas à preservação ambiental.

A segunda etapa terá como uma das preocupações a formação e capacitação dos beneficiários do programa, suas entidades - conselhos e associações, e os prestadores de assessoramento técnico, com o intuito de requalificá-los para a melhoria do padrão de execução das ações, do nível organizacional das ações e dos resultados a serem alcançados.

A primeira fase do programa teve início em 2003 e alcançou os seguintes resultados: implantação de 1.890 subprojetos, sendo 1.008 de infra-estrutura, 730 produtivos e 152 sociais, em 155 municípios do Estado, no valor de R$ 63.902.677,56; e atendimento a 71.985 famílias.

FIM DA GREVE DOS CORREIOS

As atividades das agências dos Correios no RN voltam a normal amanhã (22). A greve de 21 dias, considerada a paralisação mais significativa desde 1988, teve fim após uma assembléia realizada no final desta manhã, na sede da Ribeira, zona leste de Natal. De acordo com a assessoria de comunicação dos Correios, serão necessários de 20 a 30 dias para que o acumulado de 2,5 milhões de correspondências cheguem aos seus destinatários.



A decisão segue tendência nacional, após um acordo firmado entre o Ministro das comunicações Hélio Costa e a Federação Nacional dos Empregados em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), na noite do último sábado.



“Conquistamos o adicional de periculosidade de 30%, os dias parados não serão descontados e voltaremos a receber o vale-refeição, que estava suspenso. A greve teve um fim positivo para os funcionários dos Correios”, ressaltou Moacir Soares, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos do Rio Grande do Norte (Sintect).



A assessoria de comunicação dos Correios informou que será mantido o plano contingencial de contratação temporária de 50 pessoas até que o montante de mercadoria parada seja entregue. “Além disso, 80% dos funcionários da área administrativa continuarão deslocados de suas funções para agilizar a normalização”, esclareceu João Vianey.