quarta-feira, 6 de agosto de 2008

UFRN:

O curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é o quinto mais bem concetuado entre os 3.239 cursos superiores avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade ) na edição 2007. Apenas 25 cursos alcançaram nota 5 nos três principais conceitos do exame: nota do Enade, IDD (índice de desempenho que mostra o quanto de conhecimento a instituição agregou ao aluno) e conceito preliminar do curso (CPC) - nova modalidade de avaliação que é composto por 40% da nota do Enade, 30% da nota do IDD e 30% da avaliação dos professores e da infra-estrutura da instituição.

Único nordestino na lista dos 25 "tops" do país, o curso de Odontologia da UFRN obteve nota 71,2 na média dos concluintes, assegurando a quinta colocação no ranking. Perdeu apenas para três cursos de Medicina (Federal de Mato Grosso, Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre e Federal do Rio Grande do Sul) e Nutrição da Federal de Viçosa.

Esse percentual representa 0,77% de todos os cursos avaliados. Se forem excluídos os 1.110 cursos que ficaram sem conceito no Enade e no CPC porque não tinham estudantes concluintes para fazer a prova em 2007, esse percentual sobe para 1,17% de cursos com nota máxima nos três conceitos. Nenhuma universidade privada do país conseguiu a nota máxima nos três quesitos avaliados pelo Enade. Isso significa que apenas 25 dos cursos superiores efetivamente analisados podem ser considerados de excelência, sendo que oito deles são de instituições estaduais e 17 de universidades federais.

O Enade 2007 avaliou 16 áreas de conhecimento, incluindo os cursos de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, tecnologia em radiologia, tecnologia em agroindústria, terapia ocupacional e zootecnia. A prova foi realizada em novembro do ano passado. Ao todo, 258.342 universitários foram convocados para fazer o exame.

Foram avaliados 3.239 cursos de 753 instituições do país. De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, foram convocados 145.380 ingressantes e 112.962 concluintes, além de 1.365 voluntários, 31.104 candidatos irregulares de 2004, 2005 e 2006 e 10.454 inscritos fora do prazo.

A prova é a mesma para ingressantes e concluintes da mesma área e conta com 40 questões de múltipla escolha e dissertativas, 30 específicas do curso e dez de formação geral. Com base no desempenho dos estudantes, os cursos receberão conceitos de 1 a 5.

A DEFESA CIVIL ALERTA:

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados do Amazonas, São Paulo, Pará, Amapá, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Na tarde e noite desta quarta (06), áreas de instabilidade tropicais formam nuvens carregadas e profundas que provocam pancadas de chuva no centro-norte do Amazonas, inclusive na capital, Manaus. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas.

Nesta quarta-feira (06) e quinta-feira (07), a chuva atingirá o norte e nordeste de Santa Catarina, o Rio Grande do Norte, a faixa entre o litoral e Agreste da Paraíba, o centro-leste do Amapá e nordeste do Pará. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade, principalmente no norte e leste do Rio Grande do Norte. No Amapá e Pará, a chuva será acompanhada de descargas elétricas. Em Santa Catarina, não está descartada a ocorrência de granizo localizado e há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 60 km/hora.

Na quinta (07) e sexta-feira (08), a presença de áreas de instabilidade manterá as condições de pancadas de chuva no centro-sul, leste e nordeste de São Paulo, sul do Mato Grosso e Paraná. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 60 km/hora, especialmente, no norte, centro e leste do Paraná. Nos três Estados, não está descartada a ocorrência de granizo localizado.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para o risco de alagamentos e enchentes nas áreas ribeirinhas, deslizamento de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para os Estados do MS, SP, PR e SC são baseados em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os demais alertas preventivos são baseados em informações do Cptec.