quarta-feira, 11 de junho de 2008

TUMULTO NA PRISÃO DEIXA DETENTOS FERIDOS EM CAICÓ

Tumulto na prisão deixa detentos feridos em Caíco

Um tumulto na manhã desta quarta-feira (11) na Penitenciária Estadual do Seridó provocou ferimentos em três detentos. O major Marcos Moreira, diretor da unidade prisional, informou que foram dois problemas que ocasionaram um atrito maior. Inicialmente Eduardo Batista agrediu Gilmar Simões. “Um problema de menor gravidade”, comentou. Em seguida ocorreu o outro de maior proporção, gerado por um atrito que teve início na terça-feira (10). Segundo o diretor, o presidiário Giglinaldo Francisco de Oliveira, com mais três detentos, agrediram, na terça-feira, Osvaldo Aprígio da Silva. “Na terça Osvaldo Aprígio, como forma de vingança, se armou com um ferro e perfurou o Giglinaldo”, disse.

Foram levados ao Hospital Regional Giglinaldo, Osvaldo e Gilmar. Somente Giglinaldo ficou em observação médica. O major Marcos Moreira relatou que todos crimes internos ou extra-penitenciária, têm o álcool ou a droga por trás. “Não está nada confirmado, mas temos algumas informações que seria um acerto de contas em relação à comercialização de drogas no interior do presídio”. O diretor disse que não há estrutura para evitar a entrada de drogas na penitenciária. “Não basta só a vontade de querer fazer. Nós precisamos de estrutura. E nós sabemos, não é um problema de nossa penitenciária, é um problema de todas as penitenciárias do Brasil. Não tem como a gente detectar por exemplo uma droga introduzida numa vagina, não tem. Às vezes a gente faz a revista, mas não temos tecnologia para detectar”.

O diretor relata que os casos em que a polícia descobre que alguma mulher que tem relacionamento com detentos, leva drogas em dias de visitas, é através de informações. “Aí leva-se a pessoa para fazer o toque no ITEP e lá se confirmar ou não a presença da droga. Mas é uma coisa que não podemos fazer com todos os que visitam o presídio. A gente vai por amostra e corre o risco de não encontrar. Então é uma coisa muito difícil”, narrou. Com relação aos envolvidos na confusão, o major Marcos Moreira, observou que será aberta uma sindicância que acarretará em prejuízos para os detentos no tocante a alguns direitos que teriam na progressão de regime. “E ainda vão responder por crime de lesão corporal”.

O artesão Gilvan Simões, pai de Gilmar Simões, ao tomar conhecimento que seu filho tinha sido agredido, relatou que ele está marcado para morrer. O motivo da confusão desta quarta (11), segundo ele, é que Gilmar tem uma dívida relativa a drogas com outro preso e ainda roubou uma quantidade de maconha de um outro detento. "Mesmo eu estando fora do presídio sei que no máximo em trinta dias meu filho vai morrer”, relatou o pai de Gilmar Simões.

CHARGE DO DIA

REFORMA DO SECRETARIADO FICA PARA A PRÓXIM A SEMANA


A governadora Wilma de Faria adiou o anúncio da reforma do secretariado. Anteriormente prevista para ocorrer até o fim desta semana, as mudanças ficaram para depois do dia 16, a próxima segunda-feira, dia da convenção municipal do PSB. Assessores próximos da governadora afirmaram ontem que, com os conflitos políticos no PSB, a chefe do Executivo estadual está sem tempo suficiente para discutir as questões administrativas.

Nos últimos dias, Wilma de Faria vem tendo seguidas reuniões para tentar garantir a vitória na convenção do PSB em Natal, marcada para a próxima segunda-feira, quando os filiados do partido votarão entre a aliança com o PT, tese defendida pela governadora, ou a candidatura do deputado federal Rogério Marinho. Além disso, a presidente estadual do PSB também negocia diretamente o apoio dos deputados estadual Robinson Faria, presidente estadual do PMN, e federal João Maia, presidente estadual do PR, para o palanque da deputada federal Fátima Bezerra (PT).

A governadora também está mantendo seguidas reuniões discutindo o pleito nos principais colégios eleitorais do Estado. Em Mossoró, por exemplo, ela tenta captar apoio para a deputada estadual Larissa Rosado, candidata a prefeita pela ala peessebista.

Inclusive, a reforma administrativa também está muito relacionada ao cenário político das eleições da capital potiguar. Uma das secretárias que deverá deixar o cargo é a professora Ana Cristina Cabral, titular da Educação. Ela é indicada do deputado federal Rogério Marinho. O presidente da Datanorte, João Bastos, também indicado do parlamentar que deseja ser candidato a prefeito, é cotado para deixar o Governo.

Além desses, o secretário estadual de Segurança e Defesa Social, Carlos Castim, e o secretário de Saúde, Adelmaro Cavalcanti, podem deixar o primeiro escalão do Governo Wilma de Faria. O secretário chefe do Gabinete Civil, Wober Júnior, pediu exoneração do cargo na semana passada, também reflexo da divisão política com a governadora.

No caso do Gabinete Civil um dos nomes mais cotados é o do deputado estadual Gustavo Carvalho. A Secretaria de Segurança terá como novo titular o procurador da República Edilson França.

Secretarias

Com o fim do período de desincompabilidade para o pleito de 2008, duas secretarias já tiveram mudanças. Na Agricultura deixou o cargo a deputada estadual Larissa Rosado. O nome mais cotado para assumir é o secretário adjunto, Pedro Almeida.

A Secretaria de Articulação com os Municípios, antes ocupada por Fátima Morais, já tem novo titular: Genildo Pereira, que era diretor do Departamento Estadual de Imprensa.