domingo, 8 de junho de 2008

MORRE DR. GENTIL HOMEM FILHO

- Publicado por Robson Pires

Faleceu por volta das 19 horas desta sexta feira, dia 7 de junho, na Unidade de Terapia Intensiva do Natal Hospital Center, de Natal.

Doutor Gentil, como era conhecido, lutava contra um câncer de fígado. Ele tinha 79 anos de idade.

Era casado com Marly Gentil e pai de Silvana, Soraia e Sheila.

O sepultamento será hoje (domingo), em Caicó.

DEFESA CIVIL ALERTA: CHUVA FORTE PODERÁ CAIR NO RN E MAIS 10 ESTADOS

Defesa Civil alerta para chuva forte no RN e mais 10 estados

A Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil) alerta para a ocorrência de chuva forte neste fim de semana nos Estados de Roraima, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Segundo a Sedec, em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 60 km por hora no centro-sul e oeste do Rio Grande do Sul.

A situação é reflexo de áreas de instabilidade nessas regiões.

A Sedec orienta que a população deve evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Os alertas preventivos emitidos para os 11 Estados são baseados em informações do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

SENADO: "PETROBRÁS NÃO INVESTE O QUE O RN MERECE"


A decisão do governo federal de descartar a instalação de uma das duas refinarias premium da Petrobras no Rio Grande do Norte foi rechaçada por políticos e empresários potiguares. O presidente do Senado, Garibaldi Filho, destacou que o investimento para o Estado poderia ser bem maior. “A Petrobras disse que há limitações por causa do porto. Mas eles precisam trazer mais investimentos, mais do que esses que serão anunciados daqui a 15 dias (quando o presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli deverá vir ao RN anunciar a ampliação das unidades da companhia em Guamaré)”, destacou.

Garibaldi Filho lembrou que a Petrobras estava com duas alternativas com a planta de gasolina automotiva e a ampliação do pólo petroquímico de polipropileno. “Só vem a refinaria. Mas tem que haver mais (investimento)”, destacou.

O senador José Agripino Maia disse que estava frustrado com a notícia de que a refinaria premium da Petrobras não será instalada no Estado potiguar. “Isso é uma frustração. Há três meses estive em uma reunião com a Petrobras e ela disse o contrário. Agora frustra a expectativa com a informação de que não trará a refinaria”, comentou. “Está difícil, mas não vou desistir (de lutar por investimentos da Petrobras no Estado)”, acrescentou José Agripino.

Sobre o argumento da estatal de que o porto potiguar é um limitador dos investimentos para o RN, José Agrino ressaltou: “inventam mil e uma dificuldades quando não querem fazer alguma coisa”.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Flávio Azevedo, lamentou que a Petrobras tenha dado mais uma mostra de que o Estado fica em segundo plano. “Eu não entendo isso. O Rio Grande do Norte é colocado em segundo plano. O Estado é o primeiro produtor em terra de petróleo, temos uma região privilegiada. Realmente eu não consigo entender essa decisão da Petrobras. Nós já havíamos perdido uma refinaria para Pernambuco”, ressaltou.

A informação de que o Rio Grande do Norte não terá a refinaria premium da Petrobras foi dada pelo próprio presidente da estatal, Sérgio Gabrielli. A reunião ocorreu no gabinete da ministra do Gabinete Civil Dilma Roussef, com o presidente do Senado, senador Garibaldi Filho, a governadora Wilma de Faria e alguns parlamentares federais.

A ampliação que tornará o pólo potiguar uma refinaria de médio porte, está orçada em US$ 66 milhões. A fábrica de gasolina automotiva complementará as plantas industriais que já existem em Guamaré (óleo diesel, querosene de aviação, gás natural, gás de cozinha e biodiesel). De acordo com o Governo do Estado a refinaria terá capacidade de processar até 80 mil barris de petróleo por dia.

Na audiência o presidente da estatal disse ainda que a empresa pretende ampliar suas plantas experimentais de biodiesel e a produção de energia eólica. Em até duas semanas, técnicos da Petrobras devem visitar o Estado para apresentar os estudos que justificam somente a ampliação do Pólo de Guamaré e a inviabilidade da instalação de uma nova refinaria. estudos que justificam somente a ampliação do Pólo de Guamaré e a inviabilidade da instalação de uma nova refinaria. Inclusive, há expectativa de que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderia vir ao Estado para fazer esse anúncio.

Ceareses esperam o anúncia oficial da localização

Dois deputados federais do Ceará receberam na quinta-feira a confirmação de que a Petrobras via instalar uma refinaria de grande porte no Estado. A notícia foi destaque na edição de ontem do jornal O Povo, que circula em Fortaleza (CE). “Em reunião ocorrida entre Armando Tripodi, chefe de gabinete do presidente da Petrobras, e Fernando Paes de Carvalho, coordenador do gabinete da presidência da empresa, com os deputados Arnon Bezerra (PTB) e Chico Lopes (PCdoB), foi adiantado que o empreendimento será mesmo para o Ceará”, destacou o jornal.

A reunião foi no Palácio do Planalto. A informação confirma a declaração do ministro das Relações Institucionais, José Múcio, publicada pelo O POVO, há uma semana. “Disseram que pedíssemos calma ao governador, que na próxima semana o Gabrielli deverá ligar para o Cid Gomes, informando as conclusões dos estudos e confirmando a refinaria para o Ceará”, afirmou Chico Lopes.

CHARGE DO DIA

PM DE CAICÓ É MORTO EM ATENTADO NA PERIFERIA

O soldado da PM Celso Apolinário, 27 anos, que trabalhava na Delegacia de Caicó, foi assassinado na noite de quinta-feira, dentro do próprio carro, na BR-427, em Caicó. A polícia não divulgou se tem pista do matador, mas uma adolescente presenciou o crime e seu depoimento pode ser decisivo para a elucidação do homicídio. Em uma semana, dois PMs foram assassinados a tiros. Na segunda-feira, o cabo Raimundo Geraldo morreu quando atendia a uma ocorrência de assalto na cidade de Mossoró.

A morte do PM Celso Apolinário ainda está cercada de mistério. Ele foi morto com um tiro nas costas e seu corpo ficou no banco do motorista do carro. Tanto que o Corpo de Bombeiros, quando foi acionado, recebeu a notícia de que a ocorrência seria de acidente. Somente quando os bombeiros chegaram no local perceberam que se tratava de um homicídio.

Ao que tudo indica, o PM foi ao encontro da adolescente e lá, nas margens da rodovia, ele teria entrado em confronto com uma terceira pessoa ainda não identificada. Esse confronto teria resultado num tiroteio. Alvejado, o PM entrou no carro na tentativa de procurar socorro, mas morreu no meio do caminho. O crime é investigado pela delegacia local, mas outras versões ainda são analisadas.

Mossoró

Na segunda-feira, o PM Raimundo Geraldo trabalhava na base comunitária do bairro Inocoop, em Mossoró, quando o acionaram para atender a uma suspeita de assalto com reféns numa residência. Ao chegar ao local, o PM acabou surpreendido pelos bandidos. Ele foi alvejado com um tiro na cabeça e morreu sem chance de receber atendimento médico. Os dois bandidos foram presos na mesma noite.

Na madrugada do dia seguinte, um dos presos, Ítalo Ramon, foi executado com um tiro na cabeça quando estava no solário – área de banho de sol - da Delegacia de Plantão daquela cidade. O homicídio do preso é investigado por uma comissão de delegados da Delegacia Especializada de Homicídios de Natal que viajou à Mossoró para as diligências necessárias. A equipe ficará na cidade até a conclusão do trabalho.