domingo, 14 de dezembro de 2008

HISTÓRICO DE SÃO SEVERINO... DO RAMO OU MÁRTIR?




São Severinus de Norticum

Conhecido também como São Severino do Ramo ou Mártir.

Severino era um rico cidadão Romano que deu os seu bens materiais para os pobres e foi viver no deserto de Egito. Ali ele ficou em um grande conflito em viver sozinho em oração ou atender ao chamado de Deus para evangelizar os descrentes.

Severino seguiu o chamado de Deus e foi para a Áustria em uma época que era uma estrada por onde passavam muitos invasores bárbaros. Severino mais ou menos no ano de 453 conheceu um misteriosos e desconhecido homem enviado por Deus para ajudar povo sofredor de Nortico. Ele não deu nenhuma informação de quem estava por traz dele, mas indicava seu alto posto e pela suas maneiras era um homem de educação, cultura e distinção. Ele aparentava ser uma romano africano de Cartago e um conterrâneo de São Agostinho de Hippo.
Atila, rei dos Hunos havia morrido e deixado um legado de destruição, confusão caos e a terra fértil e boa da Europa Central estavam a mercê de exércitos sem líderes e tribos prontas para saquear. Neste cenário de caos Severino chegou e construiu uma ermida perto de Viena. O trabalho não era fácil. Muitos ignoravam tudo que ele pregava, mas Severino tinha grande perseverança e continuou a pregar e fundou vários monastérios ao longo do Danúbio e fazendo um oásis de cristianismo neste terra sem Cristo.
Quando as suas palavras provaram serem verdadeiras eles o chamavam e ele calmamente os atendia e os ajudava. Ele descobriu que uma mulher rica havia escondido grandes quantidades de mantimentos e a persuadiu a da-las aos mais famintos. Ele pôs novos corações nos habitantes e deu a eles a coragem de fortalecer as defesas da cidade. Severino se interpôs no caminho dos Goths e o medo que eles tinham dele, era o medo da mão de Deus. Vários milagres são atribuídos a ele. Ele soltava os cativos, ajudava e confortava os oprimidos e os pobres, cuidava dos doentes e fazia todos os esforços para dar instrução ao católicos do Danúbio, no vale de Viena.
Ele fez ainda muitos milagres. Parece que ele afastou, com suas orações, a praga dos gafanhotos que ameaçava acabar com as colheitas e trazer mais fome. Devagar muitos austríacos aceitaram a sua fé.
Quando a nuvem de terror se levantou, ele saiu da sua ermida, mas continuou a trabalhar, conseguir e distribuir comida, libertar os cativos e conciliar tribos inimigas. Certa vez Odoacer, o mais audacioso dos bárbaros, veio procurar os seus conselhos e se ajoelhou para receber a sua benção. São Severino construiu várias igrejas e evangelizou grande parte da Áustria e da Bavária.
Ele tornou-se o santo mais popular da região. Mesmo no inverno quando o Danúbio ficava completamente congelado ele insistia em andar descalço e usar uma única túnica. É dito que ele nunca comia até o pôr do sol e permitia a si apenas uma refeição por semana. Por 30 anos este santo e ativo homem cujas origens continuam misteriosas era respeitados por todos. A tradição diz que ele previu a sua morte. Diz a lenda que ao deitar-se para morrer ele cantava : "Que todas as coisas que respirem louvem o Senhor". Assim morreu tranqüilamente e em paz. Seis anos após a sua morte seus restos mortais foram trasladados para Nápoles onde o grande Monastério Beneditino de São Severino foi construído para ser o santuário das suas relíquias.
Na liturgia da igreja as vezes ele é mostrado afastando os gafanhotos e as vezes com um ramo de cereal ou trigo que teria salvo e as vezes com uma armadura lembrando que repeliu os bárbaros.
No Brasil existe um Santuário em homenagem a São Severino, nas terras do antigo Engenho Ramos, na cidade de Paudalho, Pernambuco, que seria o maior centro de romaria do Estado. O Santuário é na Capela de Nossa Senhora da Luz, hoje mais conhecida como igreja de São Severino.
Existe uma imagem que teria sido trazida de Roma por um filho da então proprietária do engenho. Também não se sabe quando começou a romaria, porém, encontram-se relatos de milagres em meados do século XIX, e foi necessária a ampliação da Capela no início do XX, visto o intenso fluxo de peregrinos ao local.
A imagem do Santo, deitado e em tamanho natural, está no altar lateral esquerdo. É para lá que todos se dirigem. É tratado simplesmente como São Severino, ou como "São Severino do Ramo", ou ainda "São Severino dos Ramos" em virtude do nome do engenho. Esta confusão levou a que o grande dia de romaria seja no Domingo de Ramos, e não no dia 08 de janeiro. Parece que originalmente a roupa da imagem era azul. Esta nova, vermelha, foi confeccionada em substituição a anterior, deteriorada em virtude do assédio de romeiros que espetavam o Santo acreditando que sangraria.

Sua festa é celebrada no dia 8 de janeiro.

GARIBALDI ALVES QUER DE TODO JEITO SUA REELEIÇÃO PARA PRESIDENTE DO CONGRESSO NACIONAL


O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), confirmou hoje (14) à Agência Brasil que está decidido a apresentar seu nome à bancada para disputar a reeleição ao cargo, no biênio 2009-2010. A reunião do PMDB está marcada para quarta-feira (17). Ele está lastreado por um parecer do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Francisco Rezek, pelo qual a reeleição não significaria nesse caso recondução, uma vez que o atual presidente assumiu um mandato tampão, sem ter passado pelas sessões preparatórias da disputa.

Quanto à decisão do PT de questionar a legalidade da candidatura, como informou a líder Ideli Salvatti (SC), o presidente do Senado disse que tal medida só poderia ser tomada após a eleição em fevereiro, caso seja eleito. "A legalidade, segundo estou informado, só pode ser questionada depois da eleição"?, disse Garibaldi. Ele acrescentou que, nesse caso, o questionamento seria remetido à Mesa Diretora após homologada a decisão tomada pelo plenário. "Não pode haver impugnação de candidatura antes da eleição"?, afirmou Garibaldi.

O senador considerou a polêmica política sobre a sua atitude um fato normal. "Quanto a isso não tem problema, vamos discutir depois e, mesmo assim, se eu for eleito"?.

Garibaldi Alves Filho disse que ainda não conversou sobre sua pretensão com os senadores do Democratas (DEM) e do PSDB, que aguardam apenas uma definição por parte do PMDB para posicionar-se sobre a sucessão no Senado. O líder do DEM, José Agripino Maia (RN), já disse que o partido vai acompanhar "a tradição da Casa"? e apoiar o candidato apresentado pela maior bancada, no caso, o PMDB.

Fonte: Agꮣia Brasil

FESTA DE SÃO SEVERINO MÁRTIR


A festa de São Severino Mártir de Timbaúba dos Batistas teve início na última sexta-feira(12) e terá seu encerramento no próximo dia 21do corrente mês e ano onde culmina com os 64 anos de festividades,fé e devoção ao santo padroeiro.Hoje pela manhã aconteceu a primeira caminhada dos devotos e peregrinos de São Severino que residem fora do município e que sairam ás 4 hs da madrugada de Caicó com destino a Timbaúba percorrendo 24 km a pé demostrando assim fé dos timbaubenses ausentes os mesmos foram recebidos no pórtico de entrada da cidade com girândolas,carros de som,equipe de apoio e sendo calorosamente acolhidos pela autoridades locais e a população sobre o hino do seu santo padroeiro.


São Severino, apóstolo de Nórica (Itália), viveu no século V, de 410 a 482, em pleno declínio do Império Romano, que estava sendo esfacelado pelas invasões bárbaras.

Nesse contexto, Severino foi capaz de enxergar, nas invasões bárbaras, o prenúncio de uma nova era que surgiria do decadente Império Romano. Sentiu-se impelido a levar a Boa Nova do Evangelho para os povos bárbaros. Entendeu rapidamente, que aqueles homens rudes e belicosos, que os romanos chamavam “bárbaros”, também eram chamados à fé. Conseguiu, de início, ganhar sua confiança, depois, o respeito e finalmente, sua devoção. Homem perspicaz e de inteligência aguçada, soube prever o resultado das ações dos homens que o rodeavam e das omissões das instituições romanas, já definitivamente debilitadas. Sua fé, sua caridade, simplicidade, entre outras virtudes, penetraram profundamente nos corações, sendo estimado e respeitado por todos.

Oração
Ó Deus, nosso Pai, nós Te pedimos que, mediante teu Espírito Santo, nos concedais o dom do discernimento, para percebermos os sinais de teu amor e de tua ação na história humana. E que, a exemplo de São Severino, sejamos capazes de exercer a solidariedade para com todos os homens, sem levar em consideração raça, cultura e religião.

Amém.

São Severino, rogai por nós.