sábado, 17 de maio de 2008

ISABELLA: DECISÃO DO STJ SOBRE HABEAS PODERÁ SAIR NA 2ª


A assessoria de imprensa do Superior Tribunal de Justiça (STJ) informou hoje que o ministro Napoleão Nunes Maia Filho já recebeu o pedido de habeas-corpus impetrado pela defesa do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, presos sob a denúncia de homicídio da menina Isabella Nardoni, e prometeu uma resposta até segunda-feira sobre a liminar. Segundo o STJ, ele tem até cinco dias para concluir a análise do pedido.

O advogado do casal, Marco Polo Levorin, afirmou que está confiante na aceitação do pedido de liberdade de seus clientes. "Os requisitos que autorizam a preventiva, no entendimento da defesa, não estão presentes. O habeas-corpus está muito bem fundamentado, com jurisprudência das cortes superiores, doutrina balizada e provas dos próprios autos. Portanto, estamos confiando em uma decisão favorável", afirmou.

CASO ISABELLA: MÉDICO ATENDE ANNA CAROLINA EM PRESÍDIO


Anna Carolina Jatobá, acusada pelo assassinato de sua enteada, Isabella Nardoni, foi atendida ontem por um médico particular por causa de uma hemorragia. O profissional foi levado até a Penitenciária Feminina Santa Maria Eufrásia Pelletier, em Tremembé, no interior de São Paulo, pelos advogados de defesa Rogério Neres de Sousa e Ricardo Martins. Os relatos são de que Anna Carolina está deprimida, chora muito e tem se alimentado mal.

O médico fez uma avaliação física e psicológica da detenta, segundo o advogado Marco Polo Levorin, que coordena a defesa de Anna Carolina e de seu marido Alexandre Nardoni, também acusado pelo crime. Levorin disse não ter detalhes sobre o quadro de saúde da cliente. Anna Carolina está em uma cela isolada da penitenciária, desde o dia 8, quando foi transferida da Penitenciária Feminina de Sant'Anna, na zona norte de São Paulo, onde havia risco a sua integridade física.

PESQUISA SOBRE GASTOS FAMILIARES TERÁ INFORMAÇÕES SOBRE HÁBITOS ALIMENTARES

A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) relativa aos anos de 2008 e 2009 trará pela primeira vez informações sobre a evolução dos hábitos alimentares da família brasileira. O novo questionário vai investigar, por exemplo, o consumo efetivo de alimentos dentro e fora dos domicílios, o uso de produtos orgânicos, light e diet, e hábitos considerados de desenvolvimento sustentável, como a coleta seletiva de lixo e o uso de energia elétrica proveniente de fontes alternativas.


Ao apresentar hoje (16) o novo modelo do levantamento, o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Nunes, destacou que os dados vão traçar uma radiografia do novo padrão de vida do brasileiro.


"A primeira vez que fizemos uma pesquisa sobre o orçamento das famílias foi em 1974, com atualizações a cada cinco anos".


Segundo Nunes, de lá pra cá o padrão de vida se modernizou e são essas modificações que a pesquisa quer captar, principalmente os aspectos referentes aos cuidados com a saúde.


"Queremos identificar o perfil sócio-econômico desse consumidor. A preocupação ambiental e com o saneamento também faz parte dessa pesquisa para que possamos dar um retrato atualizado sobre as condições de vida da população e de seus domicílios", explicou.


A equipe de cerca de 750 entrevistadores e supervisores também vai apurar o peso e a estatura de cada integrante do domicílio, a renda dos moradores, as despesas coletivas das famílias (água, luz, telefone) e individuais. Ao longo de um ano, serão visitados 65 mil domicílios espalhados pelo país, onde vivem aproximadamente 230 mil pessoas. A coleta de dados em cada unidade poderá durar até nove dias.


O resultado da POF 2008/2009, que também vai trazer informações sobre despesas relacionadas à saúde, turismo e cultura, vai permitir ao IBGE atualizar a cesta de produtos dos Índices de Preços ao Consumidor, divulgado mensalmente, e seus respectivos pesos.


A coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Ana Beatriz Vasconcelos, destacou que as informações, que serão obtidas por meio do levantamento, vão ajudar a orientar e direcionar de maneira mais adequada as políticas públicas desenvolvidas pelo governo federal à nova realidade brasileira .


"Vamos usar esse novo retrato na promoção da alimentação saudável, que impacta diretamente o perfil epidemiológico da população. Nos últimos 30 anos, o Brasil mudou muito o seu padrão de consumo e a gente precisa conhecer e detalhar como essas escolhas alimentares vêm ocorrendo para definir melhor políticas que façam a população perceber a necessidade de
consumir alimentos que não produzam doença", disse.


Para produzir o levantamento, orçado em R$ 23 milhões, o IBGE conta com o apoio do Ministério da Saúde e do Banco Mundial. A divulgação dos primeiros resultados está prevista para o final do ano que vem.

CANDIDATAS À PREFEITURA DE NATAL VÃO DISCUTIR ALIANÇA NA SEGUNDA-FEIRA


A deputada federal Fátima Bezerra (PT) vai se reunir na próxima segunda-feira com o deputado estadual Robinson Faria (PMN) para discutir o apoio dele à sua candidatura. E a deputada estadual Micarla de Souza (PV) se encontrará com o presidente do PSDB no Estado, ex-senador Geraldo Melo, também para ver a possibilidade de apoio. O dia, para ambas as candidatas, pode ser decisivo na formação de alianças para disputar eleitoral deste ano.

Fátima Bezerra afirmou ontem que é “real e concreta” a possibilidade do presidente da Assembléia Legislativa, Robinson Faria, assegurar o PMN, o PP e o PTB para o palanque que já conta com a participação do PT, do PMDB e do PSB e de outros seis partidos. A deputada explicou que o encontro com Robinson Faria ocorrerá antes dela retornar a Brasília, onde obterá informações sobre uma visita administrativa de Lula ao Estado.

A reunião foi acertada com o filho de Robinson Faria, deputado federal Fábio Faria, com quem Fátima Bezerra conversou terça-feira passada e avaliou a conversa como muito positiva. A deputada federal contou que tanto a governadora Wilma de Faria quanto o deputado federal Henrique Eduardo Alves ficaram bastante animados após conversarem com Robinson Faria, pouco antes dele viajar para o encontro de presidentes de assembléias legislativas. Robinson Faria retornou ontem ao Estado mas não foi localizado para falar nada sobre a sucessão em Natal.

Com relação ao encontro envolvendo PV e PSDB, os dois partidos já realizaram um primeiro encontro informal e agendaram uma nova reunião. “Tivemos essa primeira conversa que foi boa e vamos voltar a nos reunir”, disse Micarla de Souza. Semana passada ela conversou, em Brasília, com o presidente de honra do PSDB no Estado, o ex-deputado federal João Faustino, e ainda conversou rapidamente com o presidente nacional da legenda, senador Sérgio Guerra, e com o senador tucano Artur Virgílio.

Apoiar a candidatura de Micarla de Souza é uma das duas alternativas do PSDB no pleito de Natal. Como a chapa da coalizão, que tem a deputada federal Fátima Bezerra como candidata a prefeita, foi formada em torno da base dos partidos que apóiam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PSDB está automaticamente descartado.

Nesse caso, resta ao partido do ex-senador Geraldo Melo lançar uma candidatura própria ou apoiar a candidata do PV. A executiva nacional do partido deliberou pela candidatura própria nas capitais. Nesse caso, o nome mais cotado é o do próprio Geraldo Melo. Inclusive, foi para discutir essa possibilidade que o ex-senador esteve em Brasília conversando com membros da executiva nacional.