terça-feira, 10 de junho de 2008

DEP. JOÃO MAIA AFIRMA QUE DECISÃO AINDA NÃO TEM DATA PARA SER ANUNCIADA

A indefinição do grupo liderado pelo deputado estadual Robinson Faria (PMN) deve estar tirando o sono de muita gente. E, segundo declarações do deputado federal João Maia (PR), nesta segunda-feira (9), a expectativa é que a decisão ainda vai ser retardada por mais uns dias.

O deputado concedeu entrevista à equipe do Nominuto.com, na Assembléia Legislativa, onde participou de audiência pública sobre carcinicultura, fruticultura e atividade salineira.

João Maia classificou a conversa que manteve com o deputado Robinson Faria neste domingo (8) como "profunda e produtiva". Entretanto, o deputado do PR afirmou que nada foi decidido. "Antes de qualquer definição, vamos conversar com a governadora Wilma de Faria", declarou.

Questionado se o nome do presidente municipal do PP, o ex-deputado Paulinho Freire, continua cotado para ser vice em qualquer uma das chapas que o grupo venha a apoiar, João Maia afirmou que a questão de vice não foi tratada nas reuniões que manteve com o deputado Robinson Faria.

Acerca da convenção do PR, João Maia disse que a data ainda não foi fechada porque está na dependência da resolução que o grupo vai tomar.

Apesar de não confirmar, a tendência é que o PR e PMN, além de PP e PTB, partidos liderados por Robinson, anunciem apoio à deputada Fátima Bezerra, pré-candidata de coalizão do PT/PSB/PMDB.

Fonte: Nominuto

CHARGE DO DIA

JACARÉ É FOTOGRAFADO EM AÇUDE PARTICULAR DE LUÍZ GOMES


Jotta Paiva - Jornal de Fato

Luís Gomes – Depois de muita polêmica sobre a existência de jacarés em um açude particular do município, foi divulgada a foto de um dos animais. O estudante Marcelo Vieira, que mora há alguns metros do local, passou os últimos dias na espreitada para conseguir captar a imagem do bicho.

Ele explicou que esteve no local por várias vezes nas margens do açude, mas devido o barulho das folhas com a sua proximidade acabava espantando os jacarés. Marcelo contou com a ajuda do amigo Alguiberto Morais para conseguir a fotografia e confirmar a existência dos répteis no manancial.

A notícia do aparecimento de um jacaré no açude, localizado na zona urbana da cidade, deixou parte da população curiosa e ao mesmo tempo assustada.

A primeira informação partiu do professor Luciano Pinheiro, que assim que soube da notícia comunicou o fato ao presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA), Domingos Afonso Neto, que, por sua vez, informou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) da cidade de Mossoró.

Uma equipe do Ibama foi deslocada na manhã do último dia 4 com o intuito de capturar o réptil e levar para um local seguro, para evitar o risco de o animal ser morto por caçadores ou pelos moradores. O açude está localizado a menos de cem metros de uma avenida importante da cidade.

De acordo com o caseiro da família Rocha, a quem pertence o açude, o jacaré, que mede cerca de um metro e meio, costuma aparecer a partir das 10 da manhã para tomar sol. Já eram mais de 13h, quando a equipe do Ibama chegou ao local onde foi identificado o animal. No local os técnicos constataram que se tratava de dois jacarés, e não um como havia sido anunciado a princípio.

Os funcionários do Ibama informaram que não foi possível fazer a captura, devido os riscos de acidentes, já que se trata de animais de grande habilidade dentro da água. Na oportunidade, eles alertaram aos moradores do setor para que não entrem no açude.

Até o momento ninguém soube informar como os jacarés foram parar em Luís Gomes. Comenta-se apenas a possibilidade de alguém ter trazido os animais ainda pequenos e soltado dentro da água.

CONVENÇÕES PARA ESCOLHA DE CANDIDATOS COMEÇAM À PARTIR DE HOJE


A partir de hoje, os partidos políticos podem realizar convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador. O prazo vai até o dia 30 de junho, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em relação às coligações, o TSE manteve na semana passada o critério utilizado nas eleições de 2004. Só podem formar coligações para disputar eleições proporcionais (para vereador) os partidos que se coligarem nas eleições majoritárias (para prefeito).

Pelo calendário do TSE, os partidos e coligações terão até 5 de julho para apresentar no cartório eleitoral o requerimento de registro de seus candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

O tribunal vai disponibilizar nesta terça-feira, em seu site (www.tse.gov.br), o Sistema de Candidaturas Módulo Externo (CANDEx), pelo qual os partidos devem pedir o registro de seus candidatos a prefeito e vereador.

De acordo o TSE, o pedido de registro deverá ser apresentado, obrigatoriamente, pelo CANDex. Os partidos devem ainda entregar o Demonstrativo de Regularidades de Atos Partidários (DRAP) e o Requerimento de Registro de Candidatura (RRC), ambos emitidos pelo CANDex.

Com a via impressa do RRC, os candidatos devem entregar a declaração de bens atualizada (preenchida no CANDEx e assinada), certidões criminais fornecidas pela Justiça Federal e Estadual, fotografia 5x7, comprovante de escolaridade e prova de desincompatibilização, quando for o caso.

Segundo o TSE, cada partido ou coligação poderá requerer registro de um candidato a prefeito, com seu respectivo vice. Além disso, cada legenda poderá registrar candidatos a vereador até 150% do número de lugares a preencher na Câmara Municipal.

No entanto, no caso de coligação para as eleições proporcionais, independentemente do número de partidos políticos que a integrem, as coligações poderão registrar candidatos a vereador até o dobro do número de vagas em disputa no pleito.

Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral no respectivo município, desde 5 de outubro de 2007, e estar com a filiação deferida pelo partido político na mesma data, desde que o estatuto partidário não estabeleça prazo superior.

Fonte: G1