terça-feira, 17 de março de 2009

O SERIDÓ CHUVENDO E PEQUENOS AÇUDES SANGRANDO...




Após nove dias sem chover no Seridó, as precipitações pluviométricas retornaram dentro do que foi previsto pelo meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot. Em Caicó o acumulado do sábado e do domingo, medido pelo pluviômetro da penitenciária estadual do Seridó, foi de 23 milímetros, ultrapassando a marca este ano dos 400 milímetros.

As chuvas foram acompanhadas de relâmpagos, trovoadas e, em alguns setores, de ventos fortes que derrubaram árvores na zona rural. Em Timbaúba dos Batistas, segundo o assessor de comunicação da prefeitura local, Arysson Soares, com as chuvas do final de semana, o acumulado deste ano, já é de 600 milímetros em algumas áreas.

Açudes

Alguns açudes já estão transbordando em Timbaúba dos Batistas. Em Caicó, o açude Itans aumentou mais oito centímetros no seu volume no final de semana que passou.

Ontem, segundo leitura feita pelo escritório do Dnocs, estava com 56 milhões e 200 mil metros cúbicos, o correspondente a 68,75% de sua capacidade total. Para transbordar precisava de 1 metro e 97 centímetros.

O açude Estevão Marinho, em Coremas, na Paraíba, responsável pela perenização do rio Piranhas, ontem pela manhã necessitava elevar seu volume em mais 1 metro e 20 centímetros para atingir a sangria. O final de semana em Caicó foi nuvens pesadas no céu, com o sol aparecendo em poucas ocasiões. No início da manhã de domingo, foi registrado um visual interessante em determinadas áreas da cidade. O tempo ficou cinzento, semelhante a neblina, dificultando a visibilidade.

A beleza da chuva em T. dos Batistas

Boas chuvas foram registradas durante o final de semana no município de Timbaúba dos Batistas, deixando a zona rural do município com uma bela paisagem. Das 7h de sexta-feira passada até as 7h de ontem, o acumulado na região chegou a mais de 80 milímetros, segundo dados da Emater na cidade. Alguns reservatórios já transbordam e a maioria, até de médio volume, já está próxima de ultrapassar o limite de sua capacidade.

Em outras cidades seridoenses, como Parelhas, o volume de chuvas também foi alto. Na cidade, 116 milímetros foram registrados, segundo a Emparn. Em Cerro Corá, o final de semana rendeu 113 mm de precipitação. Santana do Seridó teve a menor quantidade de chuva no período: apenas 4,5 milímetros.

Apesar das chuvas, barragens não sangram

As chuvas do último final de semana não foram suficientes para provocar a sangria de mais açudes no Rio Grande do Norte. Levantamento realizado pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos na segunda- feira registrou que continuam sangrando apenas os sete açudes já registrados: Encanto, no município de Encanto; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Beldroega, em Paraú; Novo Angicos, em Angicos; Riacho da Cruz, em Riacho da Cruz; Pataxó, localizado em Ipanguaçu; e Mendubim, em Assu.

A capacidade média dos açudes está em cerca de 85%. Em todo o estado, a Semarh monitora 46 reservatórios, com capacidade acima de cinco milhões de metros cúbicos. A expectativa é de que as próximas precipitações provoquem a sangria de grandes reservatórios. A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, localizada na bacia Piranhas Açu, por exemplo, está com 87% de sua capacidade tomada.
FONTE:DN e FOTOS:ARYSSON SOARES