segunda-feira, 15 de setembro de 2008

É O PADRE... É O DOUTOR...!!!



Segundo rumores daquele município a coisa por lá está girando mais em torno do padre e do doutor...Na realidade o que sabemos é que a batina vem a cada dia crescendo o que é natural e o por outra o doutor está também com tudo...A todos desejamos sucesso.

LULA VEM PARA NATAL


A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, deu uma palestra na última sexta-feira para empresários convidados pela campanha da candidata à Prefeitura de Natal, Fátima Bezerra (PT). O encontro foi no Hotel Sehrs e, antes de ir para o auditório, ela respondeu a perguntas dos jornalistas. Depois da palestra, a ministra confirmou que o presidente Lula virá cumprir agenda política em Natal nesta semana. Marcada para as 21h, Roussef chegou quase às 22h. Ela participou anteriormente de um comício na Cidade da Esperança. Para garantir a entrevista, os repórteres estavam posicionados logo na saída do elevador que ela chegou. A ministra estava um pouco rouca devido o comício do início da noite.

Mesmo cansada, atendeu a imprensa atenciosamente. De cara, foi questionada se acreditava na reversão da candidata do PT. Enfática, respondeu: ‘‘Olha, eu não tenho dúvida. Ela vai conseguir e é muito bom para Natal que Fátima vença. A candidata tem dois tipos de capacidade: é uma boa gestora e ao mesmo tempo tem sensibilidade para os problemas do Brasil. Isso significa enteder os problemas dos que mais precisam’’.

Perguntada qual seria a diferença da relação entre a gestão do município de uma candidatura alinhada o governo federal e outra não alinhada, ela disse que ‘‘o governo federal tem uma relação republicana com os governos estaduais e as prefeituras. Não fazemos distinção político partidária’’.

Mas ponderou: ‘‘Os canditatos têm projetos distintos. Fátima tem um projeto similar ao nosso, o que facilita essa relação. Ressalto, nós repudiamos o clientelismo que ocorreu no país de uma forma bastante perversa para a nossa democracia. Ou seja, fazer com que governadores e prefeitos fossem de pires na mão para Brasília pedir recursos e caso ele não estivesse de acordo com o projeto do governo federal, independentemente do prejuízo causado para população, não se transferia recursos. Nós definitivamente somos contra isso. Fátima e a governadora Wilma de Faria são contra o clientelismo’’.

Roussef também foi questionada se a participação dela nas campanhas municipais são uma orientação do presidente Lula ou uma ‘‘preparação’’ para uma possível candidatura para presidente em 2010. ‘‘Antes de ser ministra eu sou cidadã. Aliás, se eu não fosse cidadã, eu não poderia ser uma boa ministra. É preciso compromisso com o país. O seu destino deve estar indelevelmente ligado ao do seu povo para ocupar um cargo público’’.

‘‘Assim sendo’’, emendou, ‘‘eu acho que eleição é um momento fundamental para conversar com a população, escutá-la, passar pelo seu crivo crítico, o que é importantíssimo para a democracia. Obviamente não posso fazer isso todos os dias porque tenho uma agenda ministerial pesada para cumprir. Mas quando posso, faço com prazer’’.

Sobre investimentos que viriam para o Rio Grande do Norte (como a refinaria de Pernambuco e a siderúrgica do Ceará) e o que ainda pode vir de investimento para o estado ela disse que ‘‘o presidente Lula virá ao estado nesta semana e uma das coisas que ele vem anunciar junto com a governadora é a refinaria em Mossoró’’.

Já a respeito do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, Dilma Roussef disse o projeto ‘‘está na Justiça’’ porque a empresa perdedora da licitação questionou o processo. Ela afirmou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) organizou um pool com bancos privados para financiar projetos. ‘‘Vamos tirar o aeroporto dessa querela jurídica e incluir neste pool’’, disse.

A ministra da Casa Civil ainda teceu comentários sobre um assunto nacional. Perguntado se o trabalhador brasileiro que depositou aplicou, em 2000, o seu FGTS em ações da Petrobras não se sentiria frustrado com a criação de uma empresa estatal para explorar a camada do pré-sal, ela não respondeu diretamente. Mas disse que existe uma comissão inter-ministerial para estudar o pré-sal. ‘‘A grande questão deste grupo de estudos é achar qual a melhor forma de garantir que essa imensa riqueza volte, não para um ou para outro, mas para o povo brasileiro’’.

Agenda política

Depois da palestra para os empresários, Dilma Roussef, foi questionada se Lula faria agenda política no Rio Grande do Norte. Respondeu que ‘‘Lula não tem agenda política’’. Em Mossoró cumprirá agenda administrativa. Mas revelou: ‘‘Irá abrir uma exceção em Natal, especialmente para a campanha de Fátima Bezerra porque é importante para a cidade’’.

Renato Lisboa
Da equipe do Diário de Natal