quinta-feira, 17 de julho de 2008

III ENCONTRO DA FAMÍLIA PANELA DA TIMBAÚBA

A Família Panela de Timbaúba dos Batistas irá no dia de amanhã realizar sua III Confraternização.

Às 18 horas, haverá missa no Santuário do Rosário, seguida de confraternização no Clube Pingo D’ água. Irei marcar presença a este evento familiar de minha terra uma vez que além de ser um agregado dos panelas sou mais ainda o autor do livro desta ilustre família nascida nas timbaúbas num lugar precioso por nome de Clementes. Não sou panela de sangue mas plantei uma linda semente familiar no seio desta família portanto sou quase um panela clemente. Outrossim faço saber como genealogista que nem todo Batista é Panela mas todo Panela é Batista e Araújo de Timbaúba dos Batistas. Aqui quero parabenizar toda panelada que amanhã irá fazer presente a vizinha Caicó no desejo de reecontrar com os seus familiares. Nas figuras de Auxiliadora(100% panela e minha esposa)e de Arysson Filho e João Pedro(meus eternos filhos)quero desejar a todos uma feliz festa dos panelas.

FESTA DE SANTANA DE CAICÓ COMEÇOU...

Começou oficialmente nesta quinta feira, dia 17 de julho, a Festa de Santana de Caicó.

A procissão saiu da Catedral de Santana, às 16 horas e 30 minutos, e percorreu as principais avenidas da cidade.

No retorno, falou no palanque montado em frente a igreja o Prefeito Bibi Costa, o padre Edson Medeiros e o Bispo Diocesano Dom Manoel Delson dando por aberta a Festa de Santana. É importante lembrar que quando começa os festejos de Santana o que vem mais na nossa lembrança e na nossa mente é o saudoso e belo hino da nossa padroeira do sertão do seridó:

Senhora doce e clemente,

Mãe da graça e do perdão,

Abrigai-nos docemente

Dentro em vosso coração (bis)

Salve Santana gloriosa,

Nosso amparo e nossa luz

Salve Santana ditosa,

Terno afeto de Jesus (bis)

Vossos filhos dessa terra (bis)

Vos suplicam que sejais

O seu refúgio na guerra

E sua alegria na paz (bis)

O SERIDOENSE PERY LAMARTINE LANÇA LIVRO

Meu padrinho e colega confrade do IHG/RN Pery Lamartine lança livro que conta tudo sobre a passagem do autor de "O Pequeno Príncipe" pela América do Sul

Autor de um dos mais reverenciados clássicos da literatura, "O Pequeno Príncipe", Antoine Saint-Exupéry soube transportar para suas obras, de maneira profunda, as experiências que vivenciou em suas missões heróicas como piloto. Um relato sobre a possível presença desse piloto-escritor francês na América do Sul é o tema do novo livro do também escritor, pesquisador e aviador Pery Lamartine, que há mais de 30 anos estuda o assunto, intitulado "Saint-Exupéry na América do Sul", que será lançado hoje, às 19h, na Livraria Siciliano do Midway Mall.
Lamartine já havia escrito sobre essa questão no livro A Epopéia nos Ares (1995), quando destinou um capítulo ao aviador francês e sua passagem pela cidade. A obra traz depoimentos de natalenses que garantem ter presenciado o aviador francês na cidade, inclusive tem a publicação de uma foto, entregue ao pesquisador, pelo fotógrafo italiano Rocco Rosso, que afirma ter capturado a imagem de Exúpery aqui em Natal.
Em seu novo livro, Pery decidiu tirar a poeira de livros, revistas e jornais, atrás das pegadas do piloto francês pela América do Sul, exatamente 15 meses entre os anos de 1929 e 1931. No ano de 1928, Saint-Exupéry escreveu para o Correio Sul e, no início de 1929, ele entregou os manuscritos à editora Gaston Gallimard. Quatro meses após, o piloto viajou para a América do Sul, com intuito de estudar a possibilidade de criar novas linhas aéreas.
Em 1944, mesmo impedido de voar, por problemas de saúde, Exupéry, que achava que não voar significava não viver, contrariou as ordens médicas e decolou pela última vez. Seu avião, que nunca foi encontrado, foi derrubado por um piloto alemão. Na época, falava-se que esse mesmo piloto tinha uma cópia de "O Pequeno Príncipe" em sua casa.
O pesquisador Pery Lamartine, membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, nessa obra deixa em aberto a afirmação se o escritor Saint-Exupéry passou por terras potiguares. "Há muito tempo escuto que o aviador-escritor teria vindo a Natal, mas não existe nenhum registro oficial, somente depoimentos que apontam a suposta visita de Antoine Saint Exupéry por aqui, todos esses apontamentos foram registrados no livro".
Pery não põe dúvida na passagem do grande escritor, mas também não duvida da segurança das informações do historiador da aviação, o coronel Hipólito que, no debate sobre os pioneiros da travessia área do Atlântico, quando do lançamento do livro 'O Avião', de Câmara Cascudo - informou não constar na relação de pilotos e passageiros da Latécoère o nome de Exupèry.
O escritor seridoense foi bater nos arquivos da Great-Western para ver se encontrava uma pista. Alguns fatos sustentam a hipótese da vinda do escritor, como a vinda em 1929 a América do Sul, como piloto para estudar a possibilidade de criar novas linhas aéreas. O destino foi a capital argentina, Buenos Aires e para chegar lá, na ocasião, teria feito uma escala em Natal, são muitos que afirmam que não havia outra rota.
Segundo o autor,''isso não seria possível, naquela época só existiam aviões pequenos e que não tinham autonomia para fazer essa travessia. Ele veio de navio e foi direto para a Argentina''. Outra vertente, formada pelos defensores da passagem do francês pela cidade, afirma que ele teria viajado de Buenos Aires para Natal de avião, durante o período que trabalhou a Argentina, ''a distância entre Buenos Aires e Natal e de aproximadamente 4.500 quilômetros. Naquela época os aviões voavam no máximo a 150 quilômetros por hora, com essa distância toda ele levaria uma semana para chegar aqui, uma aventura quase impossível de ser realizada naquela época".
No livro "Saint-Exupéry na América do Sul", Pery Lamartine descreve todas as viagens que o autor do "Pequeno Príncipe" e os 15 meses que viveu na Argentina, onde prestou serviços em Buenos Aires, como diretor da Aeropostal Argentina. Vindo da Europa de Navio, quando foi embora nunca mais voltou ao continente. Portanto ele só pode ter vindo a Natal nesse período. Durante as suas pesquisas Lamartine afirma que, ''só encontrei documentos de sua passagem por Florianópolis e pelo Rio de Janeiro''.
Segundo Pery ''O objetivo desse livro é impulsionar outras pessoas em continuar a pesquisa, que continua aberta. Eu nunca encontrei nenhum documento que comprove que ele esteve aqui, mas gostaria muito que isso tivesse acontecido'', revela o autor. A obra integra a coleção José Nicodemos de Lima, do Sebo Vermelho. A orelha da obra é assinada pelo jornalista Vicente Serejo e a arte da capa foi criada por Gustavo Lamartine.
Sobre a foto que o italiano afirma ter tirado do aviador francês em Natal, Lamartine diz que, ''tenho fotos de Exúpery, desde a infância até perto da sua morte, não tem nenhuma foto dele que lembre o homem fotografado por Rocco, além disso a foto não tem nenhuma identificação que mostre que é Natal'', Lamartine conclui dizendo, ''gostaria muito que fosse encontrado um registo que comprove esse fato, ainda há uma possibilidade, aqui em Natal vive um homem chamado Aires de Melo, filho do famoso fotógrafo que atuou na cidade, João Alves de Melo, alguns conhecidos vieram me dizer que Aires guarda uma foto de Exúpery em Natal, só que eu nunca consegui encontrá-lo. Seria maravilhoso que ele aparecesse com essa foto, seria uma forma de acabar definitivamente com essa polêmica''.

FINAL DA GREVE DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL

Chegou ao fim a greve da Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Norte. A decisão foi aprovada por unanimidade, em assembléia realizada pelos policiais do estado nesta tarde. Os agentes retornaram às suas atividades normais desde a 0h de hoje. O movimento terminou depois que o Governo Federal atendeu boa parte da pauta de reivindicações.

Com a aprovação da Medida Provisória 430/08, na Câmara dos Deputados na última quarta-feira, ficou estabelecida a exigência do nível superior para o ingresso na PRF. O Governo autorizou ainda a abertura de mais três mil vagas nos quadros da PRF e concedeu um reajuste parcelado de 30% nos salários.

A primeira parcela, de três iguais, será dada em novembro deste ano, mas retroativa para julho. A segunda parcela será um ano depois e a última, em 2010. “Foi uma greve vitoriosa, com certeza. A única coisa que não foi atendida exatamente como queríamos foi a parcela do reajuste para julho. Mas estamos dando mais esse crédito ao governo”, disse Aurélio Rodrigues, diretor jurídico do sindicato da categoria no RN, o Sindprf-RN.