quinta-feira, 19 de março de 2009

HOJE É DIA DE SÃO JOSÉ -DIA DE EXPERIÊNCIA PARA O SERTÃO


Longe de saber o que é uma Zona de Convergênicia Intertropical (ZCIT), o sertanejo se guia por outra ‘‘ciência’’ para saber se o inverno será bom. Para o homem do campo, o dia de São José (comemorado hoje) é o grande indicador de uma boa para a colheita. Quando caem chuvas ‘‘boas’’ em torno desse dia, o sertanejo acredita que terá uma boa safra.

Já a previsão da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) diz que hoje terão pancadas de chuvas isoladas nas regiões Oeste e Central, sem especificar os municípios onde cairão as águas. De acordo com o meteorologista Gilmar Bristot, existe uma massa de ar quente nas duas regiões, o que inibe a formação de chuvas. Porém ele avisa que durante o final de semana, a partir de amanhã, há uma previsão de mudança com chuvas mais consistentes. E para a temporada de março a maio, chuvas acima da média.

O meteorologista diz que a crença de que chuvas em torno do dia de São José representam um bom inverno não têm base científica, mas muitas vezes há uma coincidência com as previsões meteorológicas por causa da troca de estações (verão/outono).

Aqui no Seridó a fé é muito grande no dia de hoje desde os tempos de outrora mas na realidade hoje no lugar de olhar para as nuvens para ver se vai chuver em alguns municípios o povo vai é rezar agradecendo as chuvas boas que já caíram na região e fazer votos para que os açudes não vão embora.

A Arquidiocese de Natal informou que, como São José não é padroeiro de nenhuma paróquia da cidade, não acontecem grandes festas em sua homenagem. As comemorações ficam restritas a celebrações em capelas de algumas comunidades

Uma dessas celebrações acontece hoje no bairro de São José (Guarita), onde inicia uma procissão às 14h com percursso pelas ruas Sátiro Dias, Ari Parreiras, João Carlos, Machado de Assis, Avenida Dois e Ferreira Pinto.

Após a procissão terá uma missa campal em frente à capela de São José, celebrada pelo padre Luis Telmo Feitosa, que também disse não haver registro nos evangelhos sobre a ligação entre São José e as chuvas. ‘‘Como as comemorações acontecem no período chuvoso, o sertanejo associou o inverno ao santo. Mas é uma tradição eminentemente nordestina. Na região sul essa crença já não é tão forte’’, disse o padre.

Uma outra capela que homenageia o santo é a da Vila São José, no Tirol. Procuramos o padre responsável pela capela para saber sobre a programação dos festejos mas ele não foi localizado.

Saiba mais

Segundo o cristianismo, José foi o esposo de Maria, mãe de Jesus, e era carpinteiro na Galiléia. O dia de São José precede 48 horas do começo da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul, sendo comum a mudança de tempo neste período. O sertanejo considera que, se até esta data chuvas abundantes não cairem, está perdida a esperança de uma boa lavoura. Também se acredita que, se nesse dia o céu amanhecer limpo, o inverno poderá ser bom, mesmo que atrasado. A crendice originou-se na Europa (Península Ibérica) e firmou-se no sertão nordestino, com as devidas modificações do ambiente e das tradições de fé do seu povo.

NATAL COM CHANCE DE SEDIAR A COPA DO MUNDO DE 2014


"Natal tem chances reais de sediar a Copa de 2014, o que para mim era sonho, agora se tornou uma realidade possivel." A frase foi dita pelo senador José Agripino após uma encontro com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Os dois conversaram durante uma hora no gabinete do senador em Brasília, na última terça-feira.

Segundo o parlamentar, além de contar com infra-estrutura eficiente, Natal possui qualidades importantes para ser uma das cidades escolhidas para sediar a Copa do Mundo de 2014. Entre os pontos favoráveis da capital potiguar, o líder dos Democratas destacou a união da classe política do Estado, a posição geográfica privilegiada da região - ‚ a mais próxima da Europa- e é banhada por um vasto litoral, o que possibilitaria a chegada de vários transatlanticos na cidade durante os jogos.

O presidente da CBF concordou com o senador e admitiu as qualidades de Natal. Durante a conversa ficou explicito que a escolha da Fifa será técnica e que a federação vai cobrar das cidades os investimentos prometidos para o evento. ``Estou empenhadíssimo no assunto porque sei que Natal tem estrutura para receber a Copa do Mundo e sei dos benefícios que isso pode trazer para todo o povo do Rio Grande do Norte. Mas Ricardo deixou claro que a escolha será técnica'', afirmou o senador.FONTE:DN

CLODOVIL UMA FIGURA NACIONAL


Clodovil Hernandes (Elisiário, 17 de junho de 1937 — Brasília, 17 de março de 2009) foi um estilista, apresentador de televisão e político brasileiro.

Consagrado como estilista nos anos 60 e 70, foi convidado a trabalhar na televisão, onde também virou moda, permanecendo por mais de quarenta anos; foi apresentador de inúmeros programas em diversas emissoras.

Lançou-se deputado federal nas eleições de 2006 e tornou-se o terceiro deputado federal mais votado do País, com 493.951 votos ou 2.43% os votos válidos. Desconversava quando indagado sobre candidatar-se à Prefeitura de São Paulo.

Foi conhecido principalmente pela postura de polemizador e por declarações consideradas impróprias ou indelicadas, muitas vezes dirigidas a outras personalidades famosas. Entre outras polêmicas, estão acusações de racismo e antissemitismo. "Clodovil foi uma figura que marcou o nosso país em todos os sentidos"