terça-feira, 5 de agosto de 2008

A SITUAÇÃO ATUAL DA POLÍTICA DE NATAL

A maioria dos eleitores de Natal não decidiu em qual candidato vai votar para vereador. Esse é uma das constatações da pesquisa TRIBUNA DO NORTE/Consult sobre intenção de votos dos eleitores de Natal. O índice de eleitores que respondem “não sabe” ao serem questionados sobre “em quem votaria para vereador, se a eleição fosse hoje” chega a 60,3%. Há ainda 10% dos entrevistados que declaram “nenhum” diante da mesma pergunta.

Entre os candidatos a vereador, o líder é Adão Eridan (PR) que está com 2,5% dos votos. Em segundo, aparece o vereador Edivan Martins (PV) com 1,8% dos votos. Paulo Wagner (PV) e Dickson Nasser (PSB) estão ambos com 1,6%. O vereador Aquino Neto (PV) está com 1,5% da preferência dos eleitores e Aluísio Machado (PSB) com 1,2%. O vereador peessebista Adenúbio Melo aparece com 1%.

Fernando Lucena (PT), Hermano Morais (PMDB) e Júlio Protásio (PSB) aparecem com 0,9% cada um. Desses dez candidatos a vereador mais citados, nove estão tentando a reeleição. Entre os 20 mais votados, aparecem também Aroldo com 0,7%, Júnior Rodoviário (0,6%), Renato Dantas (0,6%), Bispo Francisco de Assis (0,6%), Maurício (0,6%), Rejane Ferreira (0,5%), Franklin Capistrano (0,5%), Júlia Arruda (0,4%), Ubaldo (0,4%) e Raniere (0,4%).

Dos dez mais votados seis (Adão Eridan, Edivan Martins, Dickson Nasser, Aquino Neto, Aluízio Machado e Adenúbio Melo) foram denunciados pelo Ministério Público no processo da Operação Impacto.

A pesquisa da TRIBUNA DO NORTE/Consult analisou também a divisão da preferência do eleitorado por região. O maior número de indecisos está na Zona Norte, com 71,3% das pessoas. É na Zona Leste onde as pessoas estão mais decididas pelos candidatos a vereador, com 50% de indecisos. O vereador Adão Eridan, líder da pesquisa, tem a maior votação na Zona Leste, com 7%. O vereador Edivan Martins foi citado na Zona Oeste por 4,8% dos entrevistados.

É também na Zona Oeste onde está a maior votação de Paulo Wagner, com 2,2%. Nessa região, Dickson Nasser possui 2,6% dos votos. Aquino Neto foi mais citado na zona Sul, com 3,9%. Já Aluísio Machado tem a maior votação na zona Leste, com 2,2%.

A pesquisa foi registrada na 3ª Zona Eleitoral, em Natal, no dia 25 de julho sob o número 1033/2008. As entrevistas foram realizadas entre os dias 26 e 28 de julho. Os resultados possuem margem de erro máximo de 2,8%. O índice de confiabilidade é de 95%. A pesquisa cuidou ainda em proporcionalizar a amostra sobre as variáveis sexo, idade, escolaridade, renda familiar e local de moradia.

Candidatos reagem com cautela

A reação dos candidatos a prefeito de Natal com a divulgação da pesquisa TRIBUNA DO NORTE/Consult foi de cautela. Líder no ranking, Micarla de Sousa (PV) disse que os números significam que ela deve intensificar a campanha. Fátima Bezerra (PT) e Wober Júnior (PPS) seguiram a tônica de que ainda há muito trabalho e os números poderão se reverter. Encomendado pela TRIBUNA DO NORTE e aplicada pelo Instituto Consult, o levantamento das intenções de voto para prefeito, publicado na edição de domingo (03/8) da TN, apontou que Micarla de Sousa tem 49,7% e Fátima Bezerra (PT) aparece com 17,2%. Em terceiro lugar está Miguel Mossoró (PTC) com 3,4%. Wober Júnior (PPS) aparece com 1,7%. Em seguida, está Joanilson Rego com 1,5%. Sandro Pimentel (PSOL) está com 0,4%, Dario Barbosa (PSTU) com 0,2% e Pedro Quithé (PSL) não foi citado. 14,1% dos entrevistados disseram estar indecisos e 11,8% responderam não votar em nenhum dos candidatos. Esses percentuais são da pesquisa espontânea.

Micarla de Sousa recebeu com ponderação os números da pesquisa. “A pesquisa mostra que nosso projeto está chegando à população. Mas agora vamos intensificar a campanha”, destacou a candidata do PV.

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) disse que o resultado era previsível. “Esse resultado é previsível porque a campanha está apenas no início. Temos muito chão pela frente. A largada da nossa candidatura foi dada recentemente”, observou. Para Fátima Bezerra, os “apoios políticos importantes” que está recebendo “ainda não se traduziram em votos e tudo isso vai acontecer”.

O deputado estadual Wober Júniro disse que adquire força com a análise das pesquisas. “Nós adquirimos mais força com a análise dessas pesquisas, porque nossa candidatura não nasceu nos gabinetes de Brasília e nem em uma emissora de televisão”, ressaltou.

Candidatos fazem mobilizações

O final de semana foi de movimentações intensas para os candidatos a prefeito de Natal. A deputada federal Fátima Bezerra fez, no domingo, a primeira mobilização que contou com a participação de um integrante primeiro escalão do governo federal. A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, esteve na mobilização da praia do Meio. “Sou testemunha do trabalho que Fátima faz em Brasília e do empenho dela para conseguir recursos para o Rio Grande do Norte”, destacou. Nilcéia Freire lembrou da atuação de Fátima Bezerra para aprovar a Lei Maria da Penha.

Já era noite quando a deputada estadual Micarla de Sousa começou sua mobilização na zona Norte, com uma caminhada no Parque dos Coqueiros. Ela criticou a falta de estrutura do bairro e prometeu priorizar a zona Norte caso seja eleita prefeita.

No domingo, uma das principais mobilizações do candidato do PPS Wober Júnior foi o lançamento da candidatura a vereador de Rô Medeiros. O foco do discurso de Wober Júnior foi de crítica às candidatas Micarla de Sousa, Fátima Bezerra e aos aliados da governadora Wilma de Faria.

“Serei o prefeito das políticas públicas para o trânsito. Natal não vai votar porque uma candidata está com a governadora, outra é apoiada por João Maia, que é o representante dos banqueiros, por Robinson Faria que é o presidente da Assembléia Legislativa. O povo de Natal é livre e não vai escolher por causa de programa de televisão ou por um acordão”, ressaltou.

CANDIDATO SUJO