domingo, 22 de junho de 2008

MASSA VENCE O GP DA FRANÇA

O piloto brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, venceu o GP da França de F-1 disputado neste domingo em Magny-Cours. Kimi Raikkonen, também da Ferrari, chegou em segundo lugar e Jarno Trulli, da Toyota, terminou na terceira posição.

Com o resultado, Massa passou a somar 48 pontos e lidera o Mundial de Pilotos. Algo que um piloto do Brasil não conseguia desde 1993, com Ayrton Senna.

Raikkonen tem 43 pontos na classificação do campeonato, e Robert Kubica, que chegou na quinta posição, possui 46 pontos.

A Ferrari dominou o treino classificatório e, assim, os seus dois pilotos largaram nas duas primeiras posições do grid, com Raikkonen à frente de Massa. Essa foi a 200ª pole position da escuderia italiana. No início da corrida, eles mantiveram as posições e não foram muito pressionados.

Por causa da batida em Raikkonen no GP do Canadá, Lewis Hamilton foi punido e perdeu dez posições no grid de largada na França. Como ele terminou o treino em terceiro, teve que largar em 13º lugar, muito distante dos ferraristas. Durante a prova, ele ainda foi punido com uma passagem pelos boxes. O motivo da punição foi que Hamilton saiu da pista em uma tentativa de ultrapassagem e teria "cortado caminho".

Barrichello, que não foi bem no treino, largaria na 17ª posição, mas teve que trocar o câmbio e largou na última posição. Acabou a corrida em 14º lugar.

Com problemas no carro, Raikkonen viu Massa se aproximar. O brasileiro aproveitou para atacar o rival, conseguiu fazer a ultrapassagem e assumiu a liderança da corrida, faltando 32 voltas para o final da prova.

Nelsinho Piquet, que tinha a expectativa de conquistar os primeiros pontos no Mundial, teve um bom desempenho no circuito francês e atingiu o objetivo ao chegar na sétima colocação. Por causa da estratégia da Renault, Alonso, que tinha largado em terceiro, teve que parar nos boxes ainda na parte inicial da equipe e não conseguiu lutar pela vitória.

No fim da prova, com a garoa, a pista ficou mais úmida em determinados trechos. Mesmo assim, Massa manteve a primeira posição e assegurou a vitória.

Nenhum comentário: