quinta-feira, 30 de outubro de 2008

VACINAÇÃO CONTRA A AFTOSA NO ESTADO DO RN ALERTA:

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa termina nesta sexta-feira (31). Os criadores devem ficar atentos à data e levar seus animais para serem imunizados. O índice de vacinação do rebanho recomendado pelo Ministério da Agricultura é de, pelo menos, 80%. O RN tem hoje cerca de 900 mil cabeças de gado e de búfalos.

O secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Francisco das Chagas Azevedo, acredita, entretanto, que não será necessária a aplicação de multas dado ao nível de consciência dos criadores. "A obrigatoriedade da vacina e da declaração ajudará o Rio Grande do Norte a manter-se dentro do novo status de sanidade animal, que é médio risco com vacinação, e a caminharmos para o status seguinte: o território livre da aftosa com vacinação".

Além de vacinar o rebanho, os criadores devem procurar uma das unidades da Emater, da Ulsav ou as respectivas secretarias municipais de Agricultura para declarar os animais. A declaração é obrigatória e deve ser feita até 20 de novembro.

Mesmo tendo vacinado os animais, os criadores que não fizerem a declaração estarão sujeitos a multas após a fiscalização feita pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn).

Fonte: Assecom

Nenhum comentário: