quarta-feira, 5 de novembro de 2008

OPERAÇÃO CRUZEIRO DO SUL NO AR


Palco pela segunda vez da Operação Cruzeiro do Sul (Cruzex), a maior simulação de guerra aérea da América Latina, Natal tem grandes chances de vir a receber também as futuras edições do exercício, que reúne até o próximo dia 14 cerca de 100 aviões e mais de 2 mil militares de seis países. Essa, pelo menos, é a opinião do comandante geral da operação, brigadeiro João Manoel Sandim.

Ele recebeu nesta manhã a imprensa para uma entrevista coletiva. Repórteres e fotógrafos de todo Brasil e da Europa também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da imensa estrutura montada para o planejamento, execução e avaliação das missões que integram a operação. “Não há ainda lugar definido para a próxima Cruzex, nem data, mas Natal é um local bastante propício para esse exercício. Não descarto a possibilidade de a próxima, ou as próximas, Cruzex serem realizadas aqui”, afirmou.

Ele considerou que a operação, iniciada no dia 1º, vem transcorrendo dentro do planejado, mas lamentou a ausência das seis aeronaves da Força Aérea Argentina, que por falta de uma autorização dos deputados locais, só pôde enviar ao Brasil oficiais para participar da direção do exercício e ajudar na utilização do software de navegação aérea desenvolvido naquele país. “Com certeza, aprenderíamos muito com eles e eles com as demais forças aéreas”, destacou o brigadeiro Sandim.

Nenhum comentário: