quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

II GUERRA MUNDIAL EM FOCO EM PARELHAS



Os 89 ex-combatentes de Parelhas foram homenageados na manhã do dia 21 de fevereiro pelos 64 anos da Tomada de Monte Castelo. A solenidade comemorativa, que contou com a presença do prefeito da cidade, Francisco Medeiros, de vereadores, policiais, guardas mirins, alguns ex-combatentes, familiares, entre outros, aconteceu ao lado da Igreja Matriz de São Sebastião.

A Banda de Música 11 de Fevereiro também prestigiou a homenagem. Na ocasião, houve ainda hasteamento da bandeira, canto do Hino Nacional e Parada Militar. A Tomada de Monte Castelo foi uma batalha travada ao final da Segunda Guerra Mundial entre as tropas aliadas e forças do Exército Alemão, que tentavam conter o avanço contra a Alemanha no Norte da Itália. Na madrugada do dia 21 de fevereiro de 1945, as tropas brasileiras partiram em mais um ataque contra Monte Castelo, cuja fortaleza só foi tomada ao entardecer, após duros combates e muito sangue derramado.

Esta batalha marcou profundamente todos os integrantes da Força Expedicionária Brasileira e é considerada o episódio mais emocionante da trajetória dos nosso soldados em território italiano. A conquista de Monte Castelo entrou para a história do Exército tanto pelo significado tático daquela elevação, como pelas condições de extrema adversidade que envolveram toda a operação de ataque.FONTE:DN

Nenhum comentário: