segunda-feira, 16 de março de 2009

HOSPITAL REGIONAL DE CAICÓ


O Hospital Regional de Caicó agora será administrado pelo governo do estado. O anúncio foi feito pela governadora Wilma de Faria na semana passada e hoje foi realizada a solenidade para oficializar a transferência. Hoje, o hospital é administrado por um consórcio formado por prefeituras dos municípios do Seridó.

Ao mesmo tempo que fez o anúncio da estadualização da unidade, a governadora cobrou das prefeituras ajuda para melhorar a qualidade dos pequenos atendimentos médicos nos próprios municípios, evitando a ``ambulancioterapia''. ``Estamos assumindo este compromisso, mas é preciso que todos os três níveis de governo (federal, estadual e municipal) façam sua parte'', afirmou a governadora, lembrando que cabe às prefeituras assegurar assistência básica de saúde e procedimentos de média complexidade para desafogar os hospitais da rede estadual.

A missão de providenciar os mecanismos burocráticos da transferência do hospital para o estado foi delegada ao secretário estadual da Saúde, George Antunes. Ele deverá marcar uma reunião específica para esse fim com os prefeitos dos municípios do Seridó hoje envolvidos no consórcio que administra o hospital. ``Com a estadualização, iremos economizar recursos que poderão ser investidos no fortalecimento da assistência básica, inclusive com a contratação de mais médicos'', justificou o presidente da Associação dos Municípios do Seridó, (AMS) e prefeito de Timbaúba dos Batistas, Ivanildo Filho.

A governadora anunciou ainda que já conseguiu garantia do Ministério da Saúde para a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nas regiões do Seridó e Alto Oeste e se prontificou a acompanhar os prefeitos do Seridó à Brasília para reivindicar, junto ao governo federal, a implantação de serviços de Pronto Atendimento e Psiquiátricos (Caps) nestes municípios.
Fonte:DN

Nenhum comentário: