domingo, 8 de junho de 2008

SENADO: "PETROBRÁS NÃO INVESTE O QUE O RN MERECE"


A decisão do governo federal de descartar a instalação de uma das duas refinarias premium da Petrobras no Rio Grande do Norte foi rechaçada por políticos e empresários potiguares. O presidente do Senado, Garibaldi Filho, destacou que o investimento para o Estado poderia ser bem maior. “A Petrobras disse que há limitações por causa do porto. Mas eles precisam trazer mais investimentos, mais do que esses que serão anunciados daqui a 15 dias (quando o presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli deverá vir ao RN anunciar a ampliação das unidades da companhia em Guamaré)”, destacou.

Garibaldi Filho lembrou que a Petrobras estava com duas alternativas com a planta de gasolina automotiva e a ampliação do pólo petroquímico de polipropileno. “Só vem a refinaria. Mas tem que haver mais (investimento)”, destacou.

O senador José Agripino Maia disse que estava frustrado com a notícia de que a refinaria premium da Petrobras não será instalada no Estado potiguar. “Isso é uma frustração. Há três meses estive em uma reunião com a Petrobras e ela disse o contrário. Agora frustra a expectativa com a informação de que não trará a refinaria”, comentou. “Está difícil, mas não vou desistir (de lutar por investimentos da Petrobras no Estado)”, acrescentou José Agripino.

Sobre o argumento da estatal de que o porto potiguar é um limitador dos investimentos para o RN, José Agrino ressaltou: “inventam mil e uma dificuldades quando não querem fazer alguma coisa”.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Flávio Azevedo, lamentou que a Petrobras tenha dado mais uma mostra de que o Estado fica em segundo plano. “Eu não entendo isso. O Rio Grande do Norte é colocado em segundo plano. O Estado é o primeiro produtor em terra de petróleo, temos uma região privilegiada. Realmente eu não consigo entender essa decisão da Petrobras. Nós já havíamos perdido uma refinaria para Pernambuco”, ressaltou.

A informação de que o Rio Grande do Norte não terá a refinaria premium da Petrobras foi dada pelo próprio presidente da estatal, Sérgio Gabrielli. A reunião ocorreu no gabinete da ministra do Gabinete Civil Dilma Roussef, com o presidente do Senado, senador Garibaldi Filho, a governadora Wilma de Faria e alguns parlamentares federais.

A ampliação que tornará o pólo potiguar uma refinaria de médio porte, está orçada em US$ 66 milhões. A fábrica de gasolina automotiva complementará as plantas industriais que já existem em Guamaré (óleo diesel, querosene de aviação, gás natural, gás de cozinha e biodiesel). De acordo com o Governo do Estado a refinaria terá capacidade de processar até 80 mil barris de petróleo por dia.

Na audiência o presidente da estatal disse ainda que a empresa pretende ampliar suas plantas experimentais de biodiesel e a produção de energia eólica. Em até duas semanas, técnicos da Petrobras devem visitar o Estado para apresentar os estudos que justificam somente a ampliação do Pólo de Guamaré e a inviabilidade da instalação de uma nova refinaria. estudos que justificam somente a ampliação do Pólo de Guamaré e a inviabilidade da instalação de uma nova refinaria. Inclusive, há expectativa de que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderia vir ao Estado para fazer esse anúncio.

Ceareses esperam o anúncia oficial da localização

Dois deputados federais do Ceará receberam na quinta-feira a confirmação de que a Petrobras via instalar uma refinaria de grande porte no Estado. A notícia foi destaque na edição de ontem do jornal O Povo, que circula em Fortaleza (CE). “Em reunião ocorrida entre Armando Tripodi, chefe de gabinete do presidente da Petrobras, e Fernando Paes de Carvalho, coordenador do gabinete da presidência da empresa, com os deputados Arnon Bezerra (PTB) e Chico Lopes (PCdoB), foi adiantado que o empreendimento será mesmo para o Ceará”, destacou o jornal.

A reunião foi no Palácio do Planalto. A informação confirma a declaração do ministro das Relações Institucionais, José Múcio, publicada pelo O POVO, há uma semana. “Disseram que pedíssemos calma ao governador, que na próxima semana o Gabrielli deverá ligar para o Cid Gomes, informando as conclusões dos estudos e confirmando a refinaria para o Ceará”, afirmou Chico Lopes.

Nenhum comentário: