segunda-feira, 10 de novembro de 2008

CRUZEX IV EM NATAL






A Base Aérea de Natal (BANT) abriu as portas neste sábado, 8/11, para que a população pudesse conhecer as aeronaves brasileiras e estrangeiras envolvidas na Operação Cruzeiro do Sul (CRUZEX IV). Os mais de 40 mil visitantes tiveram acesso ao pátio operacional onde as aeronaves estavam expostas. Foram mais de 7,5 mil veículos entre ônibus e automóveis. A banda de música da Aeronáutica marcou o compasso da festa, enquanto as crianças se divertiam tirando fotos ao lado das aeronaves.
Um dos aviões que mais atraíram a atenção dos visitantes foi o RA-1 (AMX) do Esquadrão Poker 1º/10º Grupo de Aviação. Os militares do esquadrão permitiram que as crianças dessem asas à imaginação disponibilizando a aeronave para que elas, vestidas com macacão de vôo, pudessem sentar na cadeira do piloto. A fila para vestir a roupa de piloto e subir no avião demorou cerca de 40 minutos, mas ninguém parecia importar-se. “É uma emoção muito grande, um dia que ela nunca mais vai esquecer”, afirma Ana Bezerra, que levou a sobrinha Jossinara, de 8 anos.
O ponto alto da festa foi a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea, a Esquadrilha da Fumaça, que durante mais de 30 minutos encantou a platéia que tomava o pátio da BANT. Os sete aviões da Esquadrilha decolaram ao mesmo tempo da pista da Base Aérea e realizarm suas manobras mais tradicionais, como o espelho, o break e a catedral. Durante vários cruzamentos, ou seja, manobras em que as aeronaves passam muito próximas umas das outras, o público emitiu suspiros de apreensão, em uníssono. Os pilotos da Esquadrilha encerraram a demonstração desenhando um coração de fumaça no azul dos céus de Natal.
Fonte: Ten Guerrero/CECOMSAER - Fotos: S2 Sérgio/CECOMSAER

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei a cruzex 2008, principalmente pela participação de um grupo de Rádioamadores que estavam lá com uma Rural incrementada cheia de equipamentos de rádio comunicação, além de vários carros antigos, um pessoal muito bacana, todos estão de parabens.