domingo, 14 de dezembro de 2008

FESTA DE SÃO SEVERINO MÁRTIR


A festa de São Severino Mártir de Timbaúba dos Batistas teve início na última sexta-feira(12) e terá seu encerramento no próximo dia 21do corrente mês e ano onde culmina com os 64 anos de festividades,fé e devoção ao santo padroeiro.Hoje pela manhã aconteceu a primeira caminhada dos devotos e peregrinos de São Severino que residem fora do município e que sairam ás 4 hs da madrugada de Caicó com destino a Timbaúba percorrendo 24 km a pé demostrando assim fé dos timbaubenses ausentes os mesmos foram recebidos no pórtico de entrada da cidade com girândolas,carros de som,equipe de apoio e sendo calorosamente acolhidos pela autoridades locais e a população sobre o hino do seu santo padroeiro.


São Severino, apóstolo de Nórica (Itália), viveu no século V, de 410 a 482, em pleno declínio do Império Romano, que estava sendo esfacelado pelas invasões bárbaras.

Nesse contexto, Severino foi capaz de enxergar, nas invasões bárbaras, o prenúncio de uma nova era que surgiria do decadente Império Romano. Sentiu-se impelido a levar a Boa Nova do Evangelho para os povos bárbaros. Entendeu rapidamente, que aqueles homens rudes e belicosos, que os romanos chamavam “bárbaros”, também eram chamados à fé. Conseguiu, de início, ganhar sua confiança, depois, o respeito e finalmente, sua devoção. Homem perspicaz e de inteligência aguçada, soube prever o resultado das ações dos homens que o rodeavam e das omissões das instituições romanas, já definitivamente debilitadas. Sua fé, sua caridade, simplicidade, entre outras virtudes, penetraram profundamente nos corações, sendo estimado e respeitado por todos.

Oração
Ó Deus, nosso Pai, nós Te pedimos que, mediante teu Espírito Santo, nos concedais o dom do discernimento, para percebermos os sinais de teu amor e de tua ação na história humana. E que, a exemplo de São Severino, sejamos capazes de exercer a solidariedade para com todos os homens, sem levar em consideração raça, cultura e religião.

Amém.

São Severino, rogai por nós.

Nenhum comentário: