domingo, 18 de maio de 2008
AOS 91 ANOS, MORRE A ESCRITORA ZÉLIA GATTAI EM SALVADOR
Morreu neste sábado em Salvador, aos 91 anos de idade, a escritora Zélia Gattai. Após uma série de complicações, a autora não resisitiu a uma insuficiência circulatória aguda, e faleceu no Hospital da Bahia, onde estava internada há exatamente um mês. Desde o início do dia, um boletim médico informava que seu estado de saúde era extremamente grave, e piorou de forma irreversível na última noite.
O documento dizia que sua saúde "evoluiu com extrema gravidade e o quadro clínico de choque circulatório se mostra irreversível". Sedada, Zélia respirava por aparelhos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.
Ainda em março, ela fora levada por familiares ao Hospital Aliança, com dores abdominais. De lá, foi transferida para o Hospital da Bahia, onde sofreu uma cirurgia para a retirada de um tumor que obstruía seu intestino. O tumor, depois confirmou-se, era benigno.
Viúva do escritor Jorge Amado (1912 - 2001), Zélia Gattai integra hoje a Academia Brasileira de Letras (ABL). Ela é dona da cadeira 23 – a mesma ocupada pelo marido até a sua morte. A mesma cadeira tem como patrono o escritor José de Alencar, e seu primeiro dono foi Machado de Assis. Em nota oficial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte da escritora.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário