terça-feira, 9 de setembro de 2008

TIMBAÚBA DOS BATISTAS É TAMBÉM A CAPITAL DOS JEGUES


Que "o jumento é nosso irmão" isso já dizia o Rei do Baião Luiz Gonzaga, mas em Timbaúba dos Batistas, na Região do Seridó, o animal mais popular do Nordeste acaba virando, durante dois dias, a atração principal de uma festa que chega a reunir, por noite, cerca de 20 mil pessoas.

A Corrida de Jegues chega a sua 22ª edição, e foi através do evento que seus idealizadores conseguiram resgatar o animal que estava entrando em um processo de extinção na região. Com isso várias cidades foram estimuladas a criar eventos semelhantes ao de Timbaúba dos Batistas.

A corrida ganhou uma dimensão que hoje abrange toda a região e sertão da Paraíba. Competidores de todo o Nordeste participam do evento. Com uma estrutura de vinte banheiros químicos, palcos, som, iluminação e atrações musicais nos dois dias de festa, a Corrida de Jegue conseguiu ser inserida no Calendário de Eventos do Rio Grande do Norte.

"Ela está criando uma dimensão que hoje ultrapassa as fronteiras de Timbaúba dos Batistas. Temos competidores de Natal, Campina Grande, João Pessoa, na Paraíba. Isso me deixa feliz porque sei que a cidade lucra também com o sucesso do nosso evento", destacou Ivanildo Albuquerque Filho, prefeito municipal.

Com uma população estimada pelo IBGE de 2 mil e 500 habitantes, no principal da Corrida que é 7 de setembro, a cidade chega a receber aproximadamente 20 mil pessoas. A disputa é feita por competição de baterias com cinco jumentos e seus competidores, e vai se escolhendo os melhores, até chegar uma bateria final, onde os cinco finalistas recebem uma premiação que varia do primeiro a quinto lugar, que neste ano foi fé R$ 3 mil em dinheiro e troféus.

A classificação final foi: em 1º lugar Tomaz Batista do Sítio Cipó (Timbaúba dos Batistas) com o animal "Barra Preta"; em 2º lugar Alci Campos do Sítio Cipó (Timbaúba dos Batistas) com o "Roxin"; em 3º lugar Vando da Barra de Santana (Jucurutu) com o "Gaúcho"; em 4º lugar Ronaldo Araújo do Sítio Boi Selado (Jucurutu) com o "Canário"; e em 5º lugar o Adriano Cunha de Itapororoca (PB) com o animal "Gato Roxo".

Para participar da corrida, a organização recebe inscrições com antecedência. Este ano 21 competidores disputaram à corrida. "A cada ano ela tem se tornado mais competitiva, mais forte. No início tínhamos um número elevado de competidores, mas eram poucos os jegues que tinham condições de chegar a uma final. Hoje temos um número menor, mas são profissionais que vivem trabalhando neste sentido, com chances de chegar a final", destacou o prefeito.

Nenhum comentário: